Cantinho do Bebê. Exercício durante a gravidez, Exercício físico na gravidez, Exercício Físico na Gravidez Primeiro Trimestre. / Zigue Blog

Exercício durante a gravidez, Exercício físico na gravidez, Exercício Físico na Gravidez Primeiro Trimestre.

de silvamds46 | 05/09/2019

Exercício durante a gravidez, Exercício físico na gravidez, Exercício Físico na Gravidez Primeiro Trimestre.

    Fazer atividade física regular traz benefícios à saúde durante a gravidez e também ajuda a preparar o corpo para o parto. No entanto, é importante modificar ou escolher um programa de exercícios adequado, porque a gravidez afeta a resposta do corpo ao exercício.

    Seja sensata sobre o nível de exercício que você faz. Consulte um médico, fisioterapeuta ou profissional de saúde para garantir que a rotina de exercícios não seja prejudicial para você ou seu bebê. Se a gravidez for complicada (como esperar mais de um bebê , pressão alta, doenças cardíacas, pré-eclâmpsia ou risco de nascimentos prematuros ), é melhor conversar com um médico.

    1. Dicas de exercícios:
    • Não se esgote - um programa de exercícios leve e moderado deve ser o objetivo. Pode ser necessário desacelerar à medida que a gravidez avança ou se sua equipe de maternidade o aconselhar. Em caso de dúvida, consulte sua equipe de maternidade. Como regra geral, um nível leve a moderado deve permitir que você mantenha uma conversa enquanto se exercita durante a gravidez. Se você ficar sem fôlego enquanto fala, provavelmente estará se exercitando com muita força.
    • Se você não estava ativa antes de engravidar, de repente não faça exercícios esgotantes. Se você iniciar um programa de exercícios aeróbicos, diga ao instrutor que está grávida e comece a a fazer não mais de 15 minutos de exercício contínuo, 3 vezes por semana. Aumente isso gradualmente até 5 sessões de 30 minutos por semana.
    • Lembre-se de que o exercício não precisa ser árduo para ser benéfico.
    • Dicas de exercícios durante a gravidez:
    • Sempre aqueça antes de se exercitar e depois esfrie.
    • Tente manter-se ativo diariamente; 30 minutos de caminhada por dia podem ser suficientes, mas se você não conseguir, qualquer quantia é melhor que nada. Se você não está ativo ou está acima do peso, comece com 3-4 dias, distribuídos por toda a semana.
    • Evite qualquer exercício extenuante em clima quente ou úmido.
    • Beba bastante água e outros líquidos.
    • Se você for às aulas de exercícios, verifique se o professor está qualificado e se sabe que está grávida e quantas semanas está grávida.
    • Você pode tentar nadar porque a água suporta o seu aumento de peso . Algumas piscinas locais oferecem aulas de aquanatal com instrutores qualificados.
    • Caminhar é um ótimo exercício - é uma atividade aeróbica moderada, mas terá um estresse mínimo nas articulações. Outras boas opções são natação, aeróbica de baixo impacto e ciclismo em uma bicicleta ergométrica.

    2. Exercícios que você deve evitar:

    • Não fique deitada de costas, principalmente após 16 semanas, porque o peso de sua barriga pressiona os grandes vasos sanguíneos e pode fazer você se sentir fraca e reduzir o fluxo sanguíneo para o bebê.
    • Não participe de esportes de contato onde há risco de ser atingida, como judô,tênis, futebol.
    • Não participe de passeios a cavalo, ginástica e ciclismo, porque existe o risco de cair.
    • Não pratique mergulho, porque o bebê não tem proteção contra doenças descompressivas e embolia gasosa (bolhas de gás na corrente sanguínea).
    • Não se exercite em alturas superiores a 2.500 m acima do nível do mar até se acostumar. Isso ocorre porque você e seu bebê correm o risco de enjoar da altitude (uma diminuição no oxigênio).
    • Não faça exercícios repetitivos de alto impacto ou com muitas voltas e reviravoltas, passos altos ou paradas repentinas que causam desconforto nas articulações.
    • Não faça exercícios onde estiver muito quente. A temperatura do seu corpo é um pouco mais alta quando você está grávida. O exercício intensivo pode fazer com que a temperatura central suba para um nível inseguro para o bebê. Limite seu exercício a intensidade moderada, beba bastante água, use roupas leves e faça exercícios apenas em locais frescos e bem ventilados.

    3. Exercícios para uma gravidez segura:

     

    Se estiver grávida, tente encaixar os exercícios listados abaixo em sua rotina diária. Eles fortalecerão seus músculos para que você possa carregar o peso extra da gravidez. Eles também fortalecem as articulações, melhoram a circulação, aliviam as dores nas costas e geralmente ajudam a se sentir bem.

    4. Exercícios de fortalecimento do estômago:

    À medida que o bebê cresce, você pode descobrir que o buraco na região lombar aumenta e isso pode causar dores nas costas. Estes exercícios fortalecem os músculos do estômago (abdominais) e aliviam a dor nas costas, o que pode ser um problema na gravidez:

    1. Comece na posição de caixa (de quatro) com os joelhos sob os quadris, as mãos sob os ombros, com os dedos voltados para a frente e os abdominais levantados para manter as costas retas.
    2. Puxe os músculos do estômago e levante as costas em direção ao teto, curvando o tronco e permitindo que a cabeça relaxe suavemente para a frente. Não deixe seus cotovelos travarem.
    3. Segure por alguns segundos e depois retorne lentamente à posição da caixa.
    4. Tome cuidado para não cavar as costas; deve sempre retornar a uma posição reta / neutra. Faça isso devagar e ritmicamente 10 vezes, fazendo seus músculos trabalharem duro e movendo as costas com cuidado.
    5. Apenas mova as costas o máximo que puder.

    Exercícios de inclinação pélvica:

    • Fique em pé com os ombros e a parte inferior encostados na parede.
    • Mantenha os joelhos macios.
    • Puxe o botão da barriga em direção à coluna, para que as costas se aplainem contra a parede; segure por quatro segundos e solte.
    • Repita até 10 vezes.

    Exercícios do assoalho pélvico:

    Os exercícios do assoalho pélvico ajudam a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, que sofrem muita pressão na gravidez e no parto. O assoalho pélvico consiste em camadas de músculos que se esticam como uma rede de suporte do osso púbico (na frente) até o final da espinha dorsal.

    Leia mais sobre exercícios do assoalho pélvico .

KeyWords Exercício ,durante ,a ,gravidez, ,Exercício ,físico ,na ,gravidez, ,Exercício ,Físico ,na ,Gravidez ,Primeiro ,Trimestre. ,Fazer ,atividade ,física ,regular ,traz ,benefícios ,à ,saúde ,durante ,a ,gravidez ,e ,também ,ajuda ,a ,preparar ,o ,corpo ,para ,o ,parto. ,No ,entanto, ,é ,importante ,modificar ,ou ,escolher ,um ,programa ,de ,exercícios ,adequado, ,porque ,a ,gravidez ,afeta ,a ,resposta ,do ,corpo ,ao ,exercício. Seja ,sensata ,sobre ,o ,nível ,de ,exercício ,que... ,

Deixe seu comentário

Segredos da Boa Forma e Nutrição Antes e Após a Gravidez.