Exercícios do assoalho pélvico, fortalecimento do assoalho pelvico feminino. / Zigue Blog

Exercícios do assoalho pélvico, fortalecimento do assoalho pelvico feminino.

de silvamds46 | 05/09/2019

Exercícios do assoalho pélvico, fortalecimento do assoalho pelvico feminino.

    Os exercícios do assoalho pélvico ajudam a fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Esses músculos sofrem muita tensão na gravidez e no parto.
    O assoalho pélvico consiste em camadas de músculos que se esticam como uma rede de suporte do osso púbico (na frente) até o final da espinha dorsal.

    Se seus músculos do assoalho pélvico estiverem enfraquecidos, você poderá descobrir que está vazando urina quando tossir, espirrar ou forçar. Isso é bastante comum e você não precisa se sentir envergonhado. É conhecida como incontinência de estresse e pode continuar após a gravidez.

    Ao realizar exercícios no assoalho pélvico, você pode fortalecer os músculos. O treinamento muscular do assoalho pélvico ajudará o corpo a lidar com o crescente peso do bebê. Músculos saudáveis ??e em forma antes do nascimento do bebê se recuperam mais facilmente após o nascimento e ajudam a reduzir ou evitar a incontinência de estresse após a gravidez. Todas as mulheres grávidas devem fazer exercícios no assoalho pélvico, mesmo que você seja jovem e não sofra de incontinência de estresse agora.

    Mesmo que essa condição seja comum, consulte um médico se o problema for angustiante ou difícil de lidar.

    O que causa músculos enfraquecidos do assoalho pélvico?

    Estar grávida e dar à luz estica os músculos do assoalho pélvico - os músculos que mantêm a bexiga fechada. Os músculos enfraquecidos do assoalho pélvico não conseguem impedir que a bexiga vaze. Esse vazamento acontece principalmente quando você tosse, espirra, levanta ou se exercita . Você também pode achar que não pode esperar quando quiser urinar.

    Eles ficarão mais fortes sozinhos?

    Não. Você precisará ajudar os músculos do assoalho pélvico a se fortalecerem novamente. Se você não fortalecer os músculos após cada bebê, provavelmente se molhará com mais frequência quando atingir a meia-idade. Os músculos do assoalho pélvico tendem a enfraquecer com a idade. A menopausa pode piorar a incontinência.

    Como posso evitar que isso aconteça comigo?

    • Sempre aperte e segure os músculos do assoalho pélvico antes de espirrar, tossir ou levantar.
    • Não vá ao banheiro 'apenas por precaução' - isso treina sua bexiga a querer esvaziar com mais frequência.
    • Esvazie completamente a bexiga quando for ao banheiro.
    • Evite constipação bebendo bastante líquido (de preferência água) e alimentos ricos em fibras.
      Não levante cargas pesadas com muita frequência.
    • Não faça exercícios de salto.
    • Ao sentar no vaso, incline-se para a frente. Os joelhos devem estar um pouco mais altos que os quadris (você pode usar um banquinho ou pisar para descansar os pés). Apoie os cotovelos nos joelhos ou nas coxas, para que as costas fiquem retas. Suavemente abaulem seu abdômen. Relaxe seu assoalho pélvico e evite empurrar.

    Para manter esses músculos funcionando bem, faça dos exercícios do assoalho pélvico parte da sua rotina pelo resto da vida. Você pode começar durante a gravidez e continuar após o nascimento.

    1. Sente-se e incline-se um pouco para a frente, com as costas retas.
    2. Aperte e levante os músculos como se estivesse tentando parar um xixi.
    3. Mantenha o aperto enquanto conta até 8; relaxe por 8 segundos. Se você não puder aguentar por 8, aguarde o máximo que puder.
    4. Repita o máximo que puder, cerca de 8 a 12 apertos. Repita a coisa toda 3 vezes.
    5. Continue respirando enquanto se exercita. Tente não apertar as nádegas.

    Os exercícios do assoalho pélvico não são necessariamente fáceis de fazer corretamente. Os músculos do assoalho pélvico podem ser difíceis de isolar. Quando feitas corretamente, são muito eficazes, mas a técnica errada pode piorar o problema.

    Se você não tiver certeza de que está fazendo os exercícios corretamente, peça ajuda ao seu médico, fisioterapeuta ou enfermeiro de continência.

    Como me lembro de apertar meu assoalho pélvico?

    É mais fácil lembrar se você faz ao mesmo tempo que faz outra coisa. Escolha algo nesta lista. Cada vez que você fizer isso, faça um aperto também.


    Os músculos mais fracos do assoalho pélvico podem fazer com que você se solte mais. Apenas no caso de você precisar de outro motivo para levar a sério o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico - esses músculos também ajudam a fechar a passagem de trás (ânus). Muitas mulheres acham que, após o nascimento do bebê, elas têm menos controle e têm mais dificuldade em controlar o vento ou em segurar quando precisam abrir o intestino. Se você tiver problemas, converse com sua parteira ou médico, pois o tratamento precoce pode ser simples, mas eficaz na melhora do tônus ??muscular.

    Se a condição não melhorar, ou piorar dentro de, digamos, 2 a 6 semanas após o uso de exercícios simples do assoalho pélvico, procure uma opinião de um clínico geral que possa providenciar uma referência a um profissional de saúde especializado nessa área.

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