O que pode alterar a composição da sua microbiota intestinal?
São milhares de microorganismos que habitam nosso trato gastrointestinal, formando um mosaico que nos auxilia de diversas formas, cuja composição pode variar de acordo com:
- Uso de probióticos e prebióticos;
- Hábitos alimentares;
- Prática de exercícios físicos;
- Fatores imunológicos;
- Uso de antibióticos e quimioterápicos;
- Síndromes metabólicas;
- Distúrbios gastrointestinais.
Nutrição
O sequenciamento genético dos microorganismos analisados traz informações que ajudam nutricionistas a elaborar uma dieta mais personalizada e que pode gerar um impacto positivo em nosso organismo, impactando na absorção dos nutrientes e na nossa qualidade de vida. O que comemos pode influenciar no equilíbrio da microbiota intestinal e reduzir os riscos de desenvolver doenças que podem estar relacionadas à disbiose (falta de equilíbrio das bactérias) intestinal.
Prevenção
Os microorganismos que convivem com você também possuem importante papel na manutenção do seu sistema de defesa. Garantir o equilíbrio de sua microbiota também auxilia seu sistema imunológico a prevenir doenças, garantindo bem-estar físico e mental. Com a ajuda de um profissional de saúde é possível usar seu laudo para saber como cuidar melhor de suas bactérias para que elas te protejam da melhor forma possível.
Terapia
Estudos nas áreas de genética e microbiologia apontam que informações genéticas de nossa microbiota podem interferir na forma como nosso organismo responde a determinadas medicações e tratamentos. O conhecimento das bactérias que habitam nosso intestino pode nos ajudar a saber qual a melhor forma de realizar uma terapia para que nosso corpo tenha uma resposta adequada para a manutenção de nossa saúde.